Resultados da sua pesquisa

Arrumar o armário: como cuidar da roupa da nova estação?

Posted by Nauhouse on Outubro 18, 2021
| 0

Se ainda não o fizeste, este é o momento: arruma o teu guarda-roupa para a nova estação. É hora de guardar a roupas de verão e tirar as roupas de meia estação ou até mesmo as roupas de inverno. Mas é claro que, estando estas roupas mais quentes arrumadas há meses, não vão estar no seu melhor, certo?

Para te ajudar neste processo, aqui estão algumas dicas para arrumar as tuas roupas da estação, sejam elas quais forem:

  • Se os teus armários forem espaçosos, é preferivel guardá-las aí do que numa arrecadação na cave, por exemplo. Assim, garantes que a tua roupa está a uma temperatura constante, o que evita que ganhe humidade;
  • Antes de guardar a roupa no armário, lava-a sempre e espera até que esteja completamente seca antes de dobrar;
  • Na hora de arrumar, o melhor mesmo é colocar a roupa em caixas de tecido respirável (é sempre melhor do que numa de cartão);
  • Sacos de vácuo são outra opção altamente recomendada e também economizam espaço;
  • Organiza o vestuário por tipo, já que isso vai facilitar a tua vida quando precisares de tirar as roupas novamente.
Arrumar o roupeiro
Foto de Ron Lach no Pexels

Arrumar roupas da nova estação

E agora vamos com as roupas de outono e inverno que acabaste de tirar do armário depois de vários meses fechadas. Nota que as roupas de inverno precisam de mais atenção do que as de verão porque são peças com materiais e texturas mais complexas: “Lã, pele … são muito suscetíveis à humidade dos ambientes”, explicam desde a Mr. Jeff, uma startup espanhola de lavandarias com franquias internacionais.

E como é que posso cuidar dos diferentes tecidos? Apresentamos-te una série de recomendações:

  • Roupa de malha: “Camisolas e cachecóis de malha podem ser colocados na máquina de lavar sem problema, desde que não se use água quente. E também não é recomendado passá-los a ferro. Porquê? Porque os tecidos que compõem a roupa alargam com o calor aplicado da água ou do ferro e perdem a forma, podendo até parecer gastos e opacos (dependendo do material). Se as tuas camisolas cheiram a mofo ou descobriste uma mancha de procedência duvidosa, lava-os com água fria e evita pendurá-los. Isto porque é melhor deixar secar numa cadeira de plástico ou espalhar sobre uma superfície plana para que não percam a forma”, esclarecem desde o Mr. Jeff.
  • Veludo e camurça: “O mais importante para garantir o melhor cuidado com este tipo de tecidos delicados é ler atentamente as instruções nas etiquetas das peças. Se recomendam que se lavem a seco, por exemplo. Ou se não podem ser passados a ferro. Além disso, estes tecidos tendem a ser inimigos da água, por isso é aconselhável evitar o contato direto com a chuva”.
  • Roupa com penas: “Cada vez que se limpa um casaco de penas, o interior começa a desgastar-se. O ideal é limpar apenas as áreas mais sujas com uma escova de cerda macia e um pouco de espuma tira-manchas. Nunca se deve lavar a peça inteira com água, pelo que o mais prudente é mesmo lavar a seco na lavandaria”, explicam ainda.
  • Vestuário de pele/ pelo sintético: “O material sintético em contato com a água tende a deteriorar-se e estando num local muito húmido por muito tempo pode começar a ganhar mofo. Se em dias de chuva o teu casaco ficar molhado, ao chegar em casa certifica-te que retiras o excesso de água sacudindo-o vigorosamente. Depois, podes pendurá-lo num local seco e quente até secar por completo”.
Arrumar o roupeiro
Foto de Liza Summer no Pexels

in idealista.pt
Escrito por Lucía Martín (colaborador do idealista news) em 18 de outubro 2021