Resultados da sua pesquisa

Limpar a casa: 10 dicas para quem sofre de alergias

Posted by Nauhouse on Novembro 16, 2021
| 0

Espirros, tosse, comichão ou olhos avermelhados. Tudo sintomas de alguém que sofre com alergias, isto é, que tem hipersensibilidade a determinados agentes como ácaros, fungos, pelos de animais, pólen ou insetos, entre outros. Os três primeiros são presença habitual dentro de casa: acumulam-se nas roupas de cama, tapetes, almofadas ou cortinados. E é por isso que limpar a casa pode ser um verdadeiro sofrimento para quem tem alergias. No artigo de hoje, deixamos algumas dicas de limpeza doméstica para facilitar a vida aos alérgicos.

Arejar bem os ambientes

Uma das coisas mais importantes para quem sofre com alergias é manter os ambientes bem arejados, uma vez que os microrganismos aforam ambientes fechados, húmidos e com pouca luz. Deves abrir as janelas e ventilar a casa sempre que possível. Deixar a luz do sol entrar e o ar circular. A ideia é simples: evitar o acumular de poeiras etc., que facilitam o aparecimento de ácaros e fungos.

Trocar a roupa da cama com frequência

Trocar os lençóis, almofadas, mantas e cobertores com frequência é outra regra de ouro. O ideal seria uma vez por semana, e limpar a o colchão sempre que possível. Depois de lavares a roupa de cama deverás passá-la a ferro (se possível) e guardá-la num local fechado e seco.

Trocar roupa de cama com frequência
Photo by Volha Flaxeco on Unsplash

Não acumular pilhas de livros, revistas, etc..

Os livros, revistas e outros objetos são grandes acumuladores de pó. Devem ser limpos frequentemente ou então guardados dentro de armários e caixas – uma vez que, muitas vezes, não são utilizados.

Limpar a casa de banho com lixívia

Os fungos adoram ambientes húmidos e fechados. A casa de banho é, por isso, um dos locais preferidos destes microrganismos. Neste caso, e sempre que possível, deves limpar as louças, mas também os azulejos, com lixívia, de modo a remover toda a sujidade. Os armários e prateleiras também devem ser limpos.

Evitar vassouras e espanadores

Estes dois utensílios são dois grandes inimigos de quem tem alergias: espalham o pó, em vez de removê-lo, piorando os sintomas. Deves utilizar aspirador e um pano húmido.

Aspirar a casa
Photo by Kowon vn on Unsplash

Tapetes antialérgicos

Os tapetes antialérgicos são uma boa opção para quem sofre com este tipo de patologia. O ideal será comprar tapetes sem pelos ou com cerdas pequenas. Lembra-te que os tapetes felpudos são perfeitos para acumular todos estes microrganismos indesejáveis.

Limpar tapetes e carpetes

Higienizar tapetes e carpetes com frequência também é fundamental. Deves sacudir, passar o aspirador do pó e deixá-los expostos ao sol sempre que possível.

Guarda-roupa e armários arejados

Trata-se de locais fechados, e sem ventilação, que devem ser arejados sempre que possível. Também não deves acumular um grande número de peças dentro do mesmo espaço.

Arejar a roupa
Photo by Priscilla Du Preez on Unsplash

Limpar os pelos dos animais de estimação

Quem tiver animais de estimação deve aspirar a casa diariamente e passar sempre que possível a esfregona.

Controlar a humidade do ar

Controlar a humidade do ar é também imprescindível – quer para a nossa saúde, quer para os ambientes. Os desumidificadores mantêm a humidade entre os 50%-60% (níveis recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS)) e podem ser utilizados em todas as divisões.

in idealista.pt
Escrito por Redação em 16 de novembro de 2021