Resultados da sua pesquisa

Quais são as dúvidas que os compradores enfrentam atualmente?

Posted by Nauhouse on Maio 25, 2020
| 0

Com rotinas e hábitos alterados de um momento para o outro, é natural surgirem dúvidas quanto aos procedimentos e burocracias relacionadas com o setor imobiliário, nomeadamente para compradores de imóveis. Neste artigo, reunimos e procuramos responder às principais dúvidas que os compradores portugueses têm com o fim do Estado de Emergência.

 

Consigo fazer um crédito à habitação nesta altura?

Para as pessoas que já compraram casa e estão a pagar crédito à habitação, o Banco de Portugal anunciou medidas extraordinárias de proteção dos clientes. Como já tinha sido divulgado dia 27 de Março, entrou em vigor (até 30 de setembro) a moratória para os contratos celebrados com clientes bancários.

Para as pessoas que estão a pensar comprar um imóvel também há notícias animadoras. Segundo os dados divulgados dia 10 de Abril, os juros do crédito à habitação continuam abaixo do 1%. Contudo houve uma ligeira subida, sendo que em fevereiro a taxa de juro estava a 0,0997% e em março, subiu para 0,998%.

 

Estava a pensar comprar um imóvel, mas falta fazer a avaliação do imóvel. É possível fazer agora a avaliação ou tenho de esperar?

Sim. A CMVM emitiu recomendações para que seja permitido dar continuidade aos negócios imobiliários. Pretende-se utilizar as tecnologias para garantir a continuidade dos processos de avaliação de imóveis. Agora passa a ser possível avaliar um imóvel com as plantas dos imóveis e com videoconferências, sem que os avaliadores tenham de estar presentes.

 

Posso fazer visitas ao imóvel? Se sim, como?

Com o fim do estado de emergência não há nada que o impeça de visitar o imóvel. Há várias imobiliárias que estão a efetuar visitas aos imóveis com todos os cuidados necessários. Contudo, muitas agências imobiliárias estão a promover visitas virtuais e reuniões por videochamada. Estas visitas remotas contam com as novas tecnologias, nomeadamente, a realidade virtual e vídeos em 3D. Com o objetivo de acompanhar a tendência da digitalização, já é possível no Imovirtual filtrar por visitas virtuais, vídeos 3D e a planta do seu imóvel.

Quero comprar um imóvel, posso fazer a escritura?

Sim, há algumas conservatórias ou cartórios notariais abertas. Contudo, o Ministério da Justiça anunciou que está a preparar, em conjunto com notários e imobiliárias, procedimentos que facilitem a realização de compra e venda de imóveis à distância. A ideia é as pessoas evitarem as deslocações para este tipo de serviços e tentar ajudar o mercado imobiliário.

Em alternativa à escritura notarial pode ser utilizado o Documento Particular Autenticado (DPA), sendo apenas necessário um advogado, um solicitador ou um conservador.

Dica: alerte o cliente que caso algum dos intervenientes manifeste algum sintoma ou faça parte de um grupo de risco deve adiar-se este momento e sugira para que cumpram as normas de segurança (distanciamento social, utilização de máscara e desinfetante).

in www.imovirtual.com

Escrito por Imovirtual em 25/05/2020