Truques de limpeza para facilitar as lides domésticas

Limpar a casa é daquelas tarefas a que nunca pode escapar e que terá de repetir com bastante regularidade. Bem sabemos que nem sempre há disposição para por mãos à obra, mas se não o fizer pode correr o risco de acabar por ter de conviver com a sujidade – que tem tanto de pouco higiênico, como de prejudicial para a saúde. Limpar o pó, passar a roupa a ferro ou higienizar as casas de banho, estão entre as lides domésticas menos apreciadas para executar. Por isso é importante estabelecer hábitos, onde se inclui o planeamento do cronograma de limpeza. Mas bem sabemos que por muito planeie e priorize, às vezes o tempo acaba por escassear e as tarefas ficam por fazer. Por isso é importante conhecer alguns truques para facilitar o seu trabalho e reduzir o tempo que passa agarrado aos aspiradores, vassouras e detergentes. Tome nota destas dicas, que prometem ajudá-lo a deixar tudo a brilhar em metade do tempo.

Utilize um rolo autocolante para eliminar cabelos e pelos

Esta dica é especialmente útil para os tutores de cães e de gatos. É muito comum que os animais de estimação deixem um rasto de pelos por onde passam. Isso inclui sofás, colchas e edredons de cama, mantas, poltronas, cadeiras e outras demais superfícies. Por muito que o aspirador seja um verdadeiro salva-vidas, nem sempre é possível chegar a todo o lugar ou ter a potência suficiente para sugar os cabelos mais pequenos. É nesse sentido que o rolo autocolante pode tornar-se o seu maior aliado: só precisa de retirar a camada protetora e passá-lo pelos lugares mais críticos. Repita o processo tantas vezes quanto achar necessárias, descartando as folhas usadas, até conseguir livrar as superfícies de pelos.

Almofadas, cortinados e outros têxteis cheirosos com esta mistura

Só precisa de álcool, amaciador, água e um borrifador, que pode reutilizar de um qualquer produto de limpeza que tenha acabado. Depois só tem de misturar 2 partes de álcool com 2 partes de água e adicionar uma tampa do seu amaciador preferido. Em 2 minutos terá almofadascortinados, mantas e outros têxteis a cheirar bem. Borrife tudo com a mistura e desfrute do aroma agradável.

Use uma escovas dos dentes para limpar pormenores

Toda a casa tem vários locais de difícil acesso para limpar: as calhas das janelas, os ralos das pias e lavatórios, as juntas dos azulejos e as tomadas da luz , são alguns exemplos de superfícies difíceis para higienizar. Antes de deitar fora a sua escova dos dentes antiga, pense em antes mergulhá-la num produto desinfetante para assim a poder reutilizar na limpeza dos cantos mais complicados do seu lar.

Limpe os riscos das paredes com a espoja mágica

Esqueça a lixivia e o pano de microfibras: a forma mais rápida e fácil de limpar os riscos nas paredes – muitas vezes, cortesia das crianças – é com a maravilhosa e versátil esponja mágica. Esta pequena maravilha é capaz de remover manchas, riscos de lápis, marcas de mãos, entre outras nódoas difíceis de remover das paredes. Mas atenção, só deve usá-la em paredes brancas, já que as coloridas correm o risco de ficar com a tinta manchada.

in imovirtual.com

Escrito por Ana Catarina a 5 de abril de 2022

Junte-se à discussão

Compare listings

Comparar